O Poder do Banho de Floresta

Vera Casa

Floresta de sobreiros, Mafra, Portugal

Você já sentiu uma paz profunda ao caminhar por uma floresta? A sensação de que o estresse do dia-a-dia simplesmente evapora? Há uma ciência por trás disso e os japoneses têm um nome para essa prática: Shinrin-yoku ou "banho de floresta".

O que é Shinrin-yoku

Mais do que uma simples caminhada na mata, o Shinrin-yoku - a pronúncia em português seria algo como [chin-rin-ió-cu] - é uma terapia baseada na imersão consciente na atmosfera da floresta. Não se trata de fazer exercícios ou trilhas intensas, mas sim de desacelerar, usar todos os seus sentidos e realmente se conectar com o ambiente natural ao seu redor. Sentir a brisa, ouvir o canto dos pássaros, observar as texturas da casca das árvores e inalar o ar fresco. Sempre sinto isso ao entrar em uma floresta. Não conhecia o nome e a ciência por trás dessa prática. Mas, há anos, adotei esse tipo de caminhada e, morar perto de um parque, uma praça, tem sido um dos meus critérios para bem-viver.

Os benefícios comprovados pela ciência

Desde 1982, quando o termo foi cunhado pela Agência Florestal do Japão, uma série de estudos científicos tem validado seus incríveis benefícios. Yoshifumi Miyazaki, professor universitário e responsável pelos principais estudos sobre o Shinrin-yoku, revela que a prática pode:

  • Reduzir o estresse: a imersão na natureza diminui os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), além de baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

  • Fortalecer o sistema imunológico: as árvores liberam substâncias químicas chamadas fitoncidas para se protegerem. Quando as inalamos, elas impulsionam as nossas células "Natural Killer" (NK), que são essenciais para combater vírus e células tumorais.

  • Melhorar o humor e o foco: a prática tem um impacto significativo em nosso bem-estar mental, reduzindo sentimentos de ansiedade, depressão e raiva, aumentando a sensação de vigor.

Como praticar o Shinrin-yoku

Não precisa de um equipamento especial, nem de uma floresta exótica. Você pode começar perto de casa, em um parque com árvores ou em uma reserva natural. O segredo está na sua abordagem:

  1. Desconecte-se da tecnologia: deixe o celular no modo avião ou, melhor ainda, em casa. Seu objetivo é estar presente.

  2. Vá devagar: não se apresse. Caminhe lentamente e sem destino fixo.

  3. Use seus sentidos: toque uma folha, sinta a textura de um tronco. Feche os olhos por um momento e apenas ouça os sons da natureza. Sinta o cheiro da terra úmida.

  4. Respire fundo: inale o ar da floresta. Deixe que as fitoncidas façam seu trabalho.

 

Plantas com Propriedades Calmantes e Purificadoras

Embora uma planta de interior não possa replicar a complexidade de um ecossistema de floresta, algumas espécies são especialmente eficazes na purificação do ar e na liberação de aromas calmantes, que podem trazer um pouco desses benefícios para o seu espaço.

  • Lavanda: é um dos aromas mais conhecidos por suas propriedades relaxantes e sedativas. Estudos mostram que o seu cheiro pode reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade. É ideal para quartos e locais de relaxamento, pois também melhora a qualidade do sono.

  • Eucalipto: uma das plantas que mais se assemelha a uma floresta no quesito fitoncidas. O eucaliptol, seu principal componente ativo, é um composto orgânico volátil com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Ter eucalipto por perto pode ajudar a purificar o ar e a aliviar problemas respiratórios, como congestionamento nasal, criando um ambiente mais limpo e fresco.

  • Alecrim: além de ser um tempero versátil, o alecrim tem sido associado à melhoria da concentração e à redução do estresse. O seu aroma estimula a mente e pode ajudar a aumentar a sensação de bem-estar.

  • Lírio-da-paz: um clássico para ambientes internos, que eu sempre indico, pois é conhecida por sua capacidade de purificar o ar de toxinas como benzeno e formaldeído. Um ar mais limpo contribui indiretamente para a redução da fadiga e do estresse.

  • Espada-de-São-Jorge: outra campeã na purificação do ar, ela tem a vantagem de liberar oxigênio à noite.

Para maximizar os benefícios, coloque essas plantas em lugares onde você passa a maior parte do seu tempo, como no seu escritório em casa, na sala de estar ou no quarto.

Da próxima vez que sentir o peso do mundo nas costas, considere um "banho de floresta". É uma forma simples, mas poderosa, de cuidar da sua saúde, e recarregar as energias.

Boa caminhada ou bom Shinrin-yoku!

Bj Bj


Feng Shui e as plantas

Você pode mergulhar no mundo maravilhoso das plantas e trazer essas presenças especiais para morar na sua casa. Nessa série de vídeos no meu canal VERA CASA , indico quais as melhores para cada área do Ba Guá. Aproveite!


Ligando Céu e Terra

Se as árvores ligam o Céu à Terra, as escadas da nossa casa fazem o mesmo, ligando um andar a outro. Nessa série de vídeos, apresento como as escadas são importantes na dinâmica da energia de uma casa. Conheça os melhores e piores modelos e como corrigir o que não está bem. É só seguir o link e assistir.