Desbloqueando padrões
Passeando por uma aldeia, no interior de Portugal, reparei nessa porta de entrada principal, bloqueada por uma planta. Vi a dona da casa, uma senhora já idosa, esgueirar-se pela lateral da verdinha, para acessar a porta. Pensei: será que ela faz isso todos os dias?
Repare na dificuldade, diária, de ultrapassar esse bloqueio. Perguntei-me: haverá mais bloqueios como esses dentro da casa? Minha curiosidade aflorou e me fez lembrar das vezes que vi cenas parecidas, nas minhas consultorias de Feng Shui e Organização. Quando a dificuldade torna-se um padrão, a tendência é que isso se repita em vários aspectos da vida. Os bloqueios físicos, ao mesmo tempo que sinalizam, podem ser um portal para a cura.
Nas minhas andanças, observo portas ou gavetas que não abrem completamente. Seja por estarem bloqueadas por objetos à frente, seja porque o espaço não permite sua plena abertura, ou ainda por estarem tão cheias que acabam por ficar presas. Quebrar esses padrões pode ser desafiador, pois a manutenção é insconsciente. Muitas vezes, é preciso um olhar externo para perceber que, se uma gaveta não abre, o conteúdo interno fica inacessível, podendo estragar ou embolorar, tornando-se assim energia estagnada.
O mesmo acontece se uma porta não abre completamente. Não podemos normalizar e conviver com uma porta entreaberta. Que mensagem aprendemos com essa imagem? A vida entra por frestas muito difíceis, quase a conta-gotas.
Por que dificultar a vida se todos nascemos para prosperar?
Portas devem abrir, SEMPRE, a pelo menos 90 graus. E as gavetas devem ser facilmente acessadas, assim como as prateleiras de estantes. Livros com objetos em cima ou bloqueados por itens decorativos dificilmente serão manuseados.
Destralhar é movimentar a energia.
Ao estudar Feng Shui, compreendi que uma das primeiras ações para transformar a energia de um lugar é movimentá-la. A avaliação e o consequente descarte ou doação do que não serve mais foi um aprendizado recente para mim, algo que certamente não herdei dos meus pais, que sempre tiveram tendência ao acúmulo. Um padrão que eu quebrei de forma consciente.
A relação com nossos antepassados exige essas avaliações periódicas. O que era padrão para eles pode não ser para nós, e isso é perfeitamente aceitável.
Espero que esse texto desperte em você a curiosidade para observar quais padrões você vem repetindo de forma inconsciente. Ganhar consciência é o primeiro passo para o desbloqueio.
Bj Bj
QUATRO ESTAÇÕES
Se você quiser dar novos usos aos seus desapegos e copiar a natureza, aproveite as sugestões que estão no e-book que eu preparei: Feng Shui e Organização nas QUATRO ESTAÇÕES. Em formato de manual, traz um passo a passo que você pode colocar em prática a cada estação, para a sua casa entrar em harmonia com a energia da natureza.